sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

. As três religiões monoteistas


 
Judaísmo
Judaísmo é considerado a primeira religião monoteísta. Tem como crença principal a existência de apenas um Deus, o criador de tudo. Para os judeus, Deus fez um acordo com os hebreus, fazendo com que eles se tornassem o povo escolhido e prometendo-lhes a terra prometida. Atualmente a fé judaica é praticada em várias regiões do mundo, porém é no estado de Israel que se concentra um grande número de praticantes.
Cristianismo
A Religião cristã surgiu na região da atual Palestina no século I como uma seita dissidente do judaísmo. Esta região estava sob domínio do Império Romano neste período. Criada por Jesus, espalhou-se rapidamente pelos quatro cantos do mundo após a intervenção de S. Paulo, transformando-se atualmente na religião mais difundida. Tal como o Judaísmo, o Cristianismo também tem como crença principal a existência de um só deus.

Islamismo
Islão significa em árabe submissão à vontade de Deus e os muçulmanos são os adeptos desta fé. É uma religião iniciada na Arábia por Maomé. Maomé nasceu em Meca (Arábia Saudita) entre os anos 570 e 580 d.C.. Filho de pais pobres, ficou órfão muito cedo tendo de trabalhar como pastor.
 
Algumas diferenças entre as 3 religiões monoteístas
A grande diferença que existe entre estas religiões é que têm diferentes rituais e formas distintas de caracterizar o seu deus. Por exemplo, ao contrário do que acontece no Cristianismo, o deus dos judeus é total e radicalmente transcendente, isto é, jamais poderia ter assumido a forma humana. Essa é, aliás, a grande diferença entre estas duas religiões, que partilham um mesmo livro. Ou seja, o livro sagrado dos Judeus, a Tora, corresponde ao Pentateu, os cinco primeiros livros da Bíblia que constitui o Antigo Testamento. A razão é simples: Cristo, filho de deus para os cristãos, só aparece no Novo Testamento. Os Judeus, esses continuam à espera do Messias. O Alcorão, por sua vez, é o livro sagrado dos muçulmanos. Um livro escrito com a intervenção direta de Alah, uma vez que o profeta Maomé era um simples pastor.

Sem comentários:

Enviar um comentário