quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

. Vegetarianismo: uma alimentação alternativa

O vegetariano é alguém que se alimenta basicamente de grãos, sementes, vegetais, cereais e frutas, com ou sem o uso de lacticínios, mel e ovos. Uma forma de estar, portanto, que combina alimentação e saúde.

Os vegetarianos dividem-se em 4 grupos principais:

Vegan
Este é considerado o grupo dos “vegetarianos radicais”. Exclui qualquer variedade de carne de animais – aves e peixe de carne vermelha -, produtos animais – ovos e laticínios -, mel e gelatina, produtos testados em animais, e não usam produtos de origem animal – couro, seda e lã – nem cosméticos de origem animal.

Lacto-Vegetariano
Este grupo de vegetarianos não come ovos na sua dieta. Muitos fazem-no por motivos de saúde, pois o ovo contém um elevado nível de colesterol. A maioria dos vegetarianos da Índia, a grande parte da população, exclui os ovos da sua dieta. Pitágoras era lacto-vegetariano.

Ovo-vegetariano
Incluem na sua alimentação os ovos, mas excluem o leite e todos os seus derivados. Muitos fazem-no por motivos de saúde, por exemplo, intolerância à latose. Ovo-lato-vegetariano É a forma de vegetarianismo mais clássica mas também a mais popular. Os adeptos deste regime comem laticínios e ovos, embora excluam a carne, o peixe e os produtos alimentares derivados dos animais.

Crudívoro
Este grupo defende que o Homem é o único animal que cozinha os alimentos, destruindo por isso as suas propriedades nutritivas, embora esteja preparado para digerir e assimilar alimentos crus. Estes adeptos alimentam-se única e exclusivamente de alimentos crus. Os alimentos são comidos no estado natural e geralmente sem o recurso a conservantes, temperos, fermentações ou preparos culinários.

Nota final: Para lá das divisões técnicas e do radicalismo em que alguns acabam por cair, a verdade é que se pode comer muito bem e ser vegetariano ao mesmo tempo. Mais: ser vegetariano, ao contrário do que pensa muita gente, não significa comer sem sabor. Se tens dúvidas em relação a isso, vê o vídeo que se segue.



Sem comentários:

Enviar um comentário