sexta-feira, 24 de abril de 2015

. A beleza

Ao longo das décadas o conceito de beleza tem vindo a alterar-se, não só pela influência de modas (fatores culturais e sociais) como pelas possibilidades que a medicina tem vindo a revelar.
Há quem considere a beleza como um conceito essencialmente físico e há quem deixe para segundo plano esta característica e dê mais importância à beleza interior.

Padrões de Beleza: alguns casos bizarros


Mauritânia (Noroeste da África) – Neste país o padrão de beleza é a obesidade, o que também é sinal de riqueza: as mulheres não necessitam de trabalhar porque o marido é rico e desta forma pode sustentar a casa e a família sozinho. Para que o corpo destas mulheres entre em transformação mais rapidamente são mandadas desde cedo, aos 5 anos, para os campos de engorda onde consomem 16 mil calorias por dia. O menu nestes campos inclui dois copos de manteiga e 20 litros de leite de camelo por dia.


Mianmar (Sul da Ásia Continental) – O padrão de beleza adotado no Mianmar são os pescoços de girafa, ou seja, os pescoços longos. Este ritual começa aos 5 anos, sendo que só as mulheres o praticam, metendo gradualmente anéis de metal para empurrar os ombros e assim alongar o pescoço. Estas mulheres, depois de começarem a praticar, já não conseguem voltar a ficar sem os anéis de metal pois já não conseguem suportar a cabeça e partem o pescoço, porque os seus músculos ficam fracos.


China – Neste país, as raparigas são levadas a partir os ossos dos pés, quando são pequenas, de modo a dobrá-los para e não cresçam mais, pois o símbolo de beleza são os pés pequenos, caso contrário a mulher é considerada feia e não casa.



Etiópia (Chifre da África) Na tribo mursi, as mulheres consideradas bonitas são as que usam enormes discos de madeira ou porcelana no lábio inferior. Este só é colocado depois da mãe ou da avó da menina fazer um corte na região. Geralmente, o ritual ocorre quando a mesma completa 15 anos.



Sem comentários:

Enviar um comentário