quarta-feira, 4 de março de 2015

. David Bowie: sempre diferente!


David Bowie é um músico, ator e produtor musical inglês. Por vezes referido como "Camaleão do Rock" pela capacidade de renovar constantemente a sua imagem, tem sido uma importante figura na música popular há cinco décadas e é considerado um dos músicos populares mais inovadores e influentes de todos os tempos, sobretudo pelo seu trabalho nas décadas de 1970 e 1980, além de ser distinguido por uma voz única e pela profundidade intelectual de sua obra.

As fases do “camaleão”

1962– 1968: Os Kon-rads e os Riot Squad.
Do seu saxofone de plástico a um instrumento real em 1962, Bowie formou a sua primeira banda aos 15 anos de idade. Os Kon-rads tocavam guitarra baseada no rock and roll em reuniões de jovens e em casamentos, e tinham uma formação que variava entre quatro e oito membros, entre eles Underwood.

1969– 1973: Do folk psicadélico ao glam rock “Space Oddity”
"Space Oddity" é uma canção escrita e interpretada por David Bowie e lançada como single em julho de 1969, nove dias antes da Apollo 11 pousar na Lua.  A canção trata do lançamento de Major Tom, um astronauta fictício.  Além do título, que alude claramente ao filme 2001: Uma Odisséia no Espaço, a introdução à música instrumental é uma build-up quase inaudível que é parecida com o tom de baixo profundo em Assim falava Zarathustra usada no filme. As letras também foram vistos para satirizar o programa espacial britânico. A canção aparece no álbum David Bowie, também conhecido como Space Oddity.



1974–1976: Soul, funk e o Thin White Duke
Bowie mudou-se para os Estados Unidos em 1974, hospedando-se em Nova Iorque antes de estabelecer-se em Los Angeles. Diamond Dogs (1974) é um álbum que o divide entre o soul e o funk.

1976– 1979: Estadia em Berlim
Mudando-se para a Suíça em 1976, comprou um chalé numa montanha no norte do Lago de Genebra. Na nova residência, a sua dependência pela cocaína cresceu, o que o terá levado a mudar-se para Berlim de modo a renovar e revigorar a sua carreira musical.

1980– 1989: De superstar a megastar
Em 1980, foi lançado o álbum Scary Monsters com a canção "Ashes to Ashes", que alcançou o primeiro lugar no top. A canção revisitava a personagem Major Tom de "Space Oddity". O videoclipe da canção foi um dos mais caros e também um dos mais inovadores de todos os tempos.

1989– 1991: Tin Machine
David Bowie esqueceu-se da sua carreira a solo em 1989, recuando pela primeira vez ao relativo anonimato de membro da banda desde o início dos anos 70. Tin Machine especializou-se como quarteto de hard rock e surgiu depois de Bowie trabalhar experimentalmente com o guitarrista Reeves Gabrels.

1992– 1999: Bowie eletrónico
Em abril de 1992, Bowie participou no Concerto em Tributo a Freddie Mercury, após a morte do vocalista do Queen no ano anterior. Cantou "Heroes", "All the Young Dudes" e, como não poderia deixar de ser, "Under Pressure", acompanhado por Annie Lennox, que cantou a parte de Freddie Mercury na canção.


1999– atualidade: Bowie neoclássico
Utilizando instrumentos tradicionais e um som pesado, o disco “hours...” marcou o fim das experiências de Bowie com a música eletrónica. Em 2000, ele iniciou um álbum que viria a chamar-se Toy, com novas versões de algumas das suas primeiras canções e três novas músicas, mas o projeto nunca foi lançado.

Sem comentários:

Enviar um comentário