sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

. No princípio, era a diferença…



Torre de Babel
Segundo a Bíblia,  no Antigo Testamento, livro do Genesis, a Torre de Babel teria sido construída pelos descendentes de Noé na época em que o mundo inteiro falava apenas uma língua. Esta torre teria sido construída entre os rios Tigre e Eufrates, na Mesopotâmia. A soberba dos homens tê-los-á levado a tentar alcançar o mundo dos deuses desta maneira, o que teria causado a fúria de Deus. Este, para os castigar, teria causado uma grande ventania para derrubar a torre e espalhado as pessoas sobre a Terra com idiomas diferentes, para confundi-las. Por esse motivo, o mito é entendido hoje como uma tentativa dos antepassados para explicar a existência de tantas línguas no mundo.
 
Onde e como surgiram os idiomas?
Segundo a Bíblia, foi “na terra de Sinear”, mais tarde chamada Babilónia, que os diferentes idiomas surgiram, e foi dali que as pessoas se espalharam pelo mundo. Quando é que isso aconteceu? Segundo o mesmo texto sagrado, muitos anos antes de Abraão. Assim, os acontecimentos de Babel terão ocorrido há uns 4.200 anos.
Alguns eruditos dizem que os idiomas modernos vieram de uma língua original que os humanos falavam uns 100 mil anos atrás, a chamada língua-mãe. Outros afirmam que os idiomas atuais tiveram origem em várias línguas faladas há pelo menos 6 mil anos.
O número de línguas faladas no mundo é de 6912. Se formos situar este número geograficamente, a Ásia é o continente que detém o maior número de idiomas com 32,7% do total. A África vem em seguida com 30,3% dos idiomas de todo o planeta, e no Pacifico estão 19%. Só depois vem o continente americano, onde são falados 14,5% de todos os idiomas existentes. Enquanto que na Europa se concentra somente 3,5% do total.

Os idiomas mais falados do mundo:
1.Mandarim - 1,051 bilhões- China, Malásia e Taiwan.
2.Hindu - 565 milhões - Índia, regiões norte e central.
3.Inglês - 545 milhões - EUA, Reino Unido, Austrália, Canadá, Nova Zelândia.
4.Espanhol - 450 milhões - Espanha e Américas.
5.Árabe - 246 milhões - Oriente Médio, Arábia, África do Norte
6.Português - 218 milhões - Brasil, Portugal, Angola.
7.Bengalês - 171 milhões - Bangladesh, Nordeste da India.
8.Russo - 145 milhões - Rússia e Ásia Central.
9.Francês - 130 milhões - França, Canadá, Oeste da África e África Central.
10.Japonês - 127 milhões - Japão.
N.B. Esta estatística tem como critério a geografia. Ignorando, portanto, a diáspora dos povos, que falam a sua língua onde ela não é a oficial.

Sem comentários:

Enviar um comentário