quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

. Os deficientes no desporto



Embora "diferente" e com limitações, o indivíduo com deficiência é uma pessoa que possui legislação própria que o protege e lhe assegura direitos nos demais variados domínios sociais. A partir do momento em que o acesso à prática desportiva se torna um direito de todos os cidadãos, independentemente da sua condição, os indivíduos com deficiência passaram a beneficiar desse mesmo direito. Um fenómeno social que tem vindo a ser alvo das mais variadas atenções, pelo que poderemos observar inúmeras evoluções na área do Desporto para Deficientes, nomeadamente a criação dos Jogos Paralímpicos.
 
Os Jogos Paraolímpicos, ou Paralímpicos, é o maior evento desportivo mundial envolvendo pessoas com deficiência. Incluem atletas com deficiências físicas (de mobilidade, amputações, cegueira ou paralisia cerebral), além de deficientes mentais.
O sucesso das primeiras competições proporcionou um rápido crescimento ao movimento paralímpico, que em 1976 já contava com quarenta países. Neste mesmo ano foi realizada a primeira edição dos Jogos de Inverno, levando a mais pessoas deficientes a possibilidade de praticar desportos em alto nível.
Vinte e sete modalidades compõem o programa dos Jogos Paralímpicos, sendo que vinte e cinco já foram disputadas e duas irão estrear na edição de 2016. Além de modalidades adaptadas, como o atletismo, a natação, o basquetebol, o ténis de mesa, o esqui alpino e o curling, há desportos disputados exclusivamente por deficientes, como o bocha, o goalball e o futebol de cinco.
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário