sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

. Entrevista a um professor de ensino especial


Por que razão escolheu ser professor de ensino especial?
  • Inicialmente não escolhi ser professor de EE, mas depois comecei a dar aulas a alunos com estas necessidades e gostei… pois dá-me satisfação ver que consigo ajudar e proporcionar um melhor ensino aos mesmos.  

Que tipo de horário lhes é atribuído?
  • O horário dos NEEs varia consoante o grau de necessidade do aluno. Por exemplo: um aluno que use óculos já é considerado um aluno NEE, bem como um aluno que tenha dislexia… ambos são alunos NEEs, mas têm horários diferentes relativamente ao grau de necessidade dos mesmos.

Que tipos de matérias são lecionadas a estes alunos?
  • As matérias são semelhantes às matérias do ensino regular, mas com a característica de que são dadas mais funcionalmente, enquadrando-se no tipo de necessidade do aluno.

E que estratégias seguem?
  • As estratégias variam consoante a necessidade do mesmo. Por exemplo, um aluno com dislexia do alfabeto trabalha mais as letras, mas um aluno com problemas articulares ou motores irá ter de trabalhar mais os movimentos corporais.

Para que haja uma maior interação é necessário…?
  • Para que haja uma melhor interação é necessário conhecer o aluno…. na medida em que irá haver confiança entre o professor e o aluno e desta forma será mais fácil a comunicação e a interajuda entre si.

São feitas atividades extracurriculares com estes alunos?
  • Sim.

Que tipo de atividades?
  • São feitas atividades de formação em contexto de trabalho, mas apenas para alunos com mais de 15 anos… para que desta forma se habituem ao mundo exterior em relação ao trabalho… praticam também atividades manuais que consistem em trabalhos com plasticina, desenhos, pinturas, entre outros.

Com que finalidade é que são feitas?
  • São feitas com a finalidade de ajudar os alunos a desenvolverem as suas capacidades e ganharem confiança em si próprios e deste modo divertirem-se também.

Na escola em que leciona tem as condições necessárias para o ensino especial?
  • Na minha opinião, para os alunos NEEs que a escola acolhe, as condições estão enquadradas, ou seja, tem as condições necessárias para que o aluno possa ser ajudado e possa também desenvolver as suas competências.

Para finalizar a entrevista, gostaria que nos dissesse o que são para si alunos com necessidades especiais e de que forma é que os vê.
  • Para mim, os alunos NEEs são alunos com algumas dificuldades que necessitam de algum apoio adicional. Porque ao serem diferentes necessitam igualmente de um ensino diferente do ensino regular e necessitam de ser enquadrados na sociedade com igualdade e sem discriminação.
  • Eu penso que ao serem diferentes e especiais tornam-se iguais aos restantes, pois cada um é especial à sua maneira e todos temos, de alguma forma, algo que se evidencia, algo que desperte a atenção dos que nos rodeiam.

Sem comentários:

Enviar um comentário