sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

. Lolitas: uma grande minoria



O que são?

A moda apareceu no final da década de 70 e início da década de 80. São raparigas que adotam um estilo baseado no Rococó*. A moda cresceu tanto que está a fazer sucesso por todo o mundo. No Japão, onde terá começado a moda, e em muitos outros países: França, Estados Unidos, Rússia, Brasil, Portugal…
A intenção é parecer infantil, elegante ou modesta, evitando uma imagem adulta, sexualizada ou vulgar. Saias rodadas no comprimento do joelho, em forma de sino e suportadas por anáguas, renda de boa qualidade (geralmente algodão), decote alto, cabelos cacheados e/ou acompanhados a uma franja reta e tecidos pouco brilhantes são comuns a todos os estilos.


Origem

“Lolita”, um romance do russo Vladimir Nabokok, publicado pela primeira vez em 1955, está na origem do movimento. 
O romance é narrado na primeira pessoa pelo protagonista, o professor de poesia francesa Humbert Humbert, que se apaixona por Dolores, sua enteada de doze anos. O professor, que já tem uma certa idade, apelida Dolores de Lolita. Este é um dos romances mais polémicos já publicados, tanto que antes de chegar ao público foi rejeitado por diversas editoras. O livro deu origem a duas gírias de natureza sexual: “lolita” e “ninfeta”, sinónimo de meninas menores de idade ou adolescentes sexualmente atraentes e/ou precoces.
Foram realizadas duas versões cinematográficas do romance: a primeira, de 1962, feita por Stanley Kubrick e a outra, em 1997, dirigida por Adrian Lyne com protagonismo de Jeremy Irons.

Existem muitos subestilos de lotitas, uns mais conhecido do que outros: Sweet Lolita, Classical Lolita, Gothic Lolita. Outros estilos são menos comuns, mas igualmente usados no dia-a-dia: Country Lolita, Casual Lolita, Hime Lolita, Shiro Lolita, Punk Lolita.

*O termo rococó deriva da palavra francesa rocaille, que significa "concha", associado a certas fórmulas decorativas e ornamentais como, por exemplo, a técnica de incrustação de conchas e pedaços de vidro, usados na decoração de grutas artificiais.

Sem comentários:

Enviar um comentário